Biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva vai ser doada à UMinho
CGI ⠿ 28-11-2025 12:00
Doação do espólio bibliográfico de uma das figuras maiores dos estudos literários portugueses acontece esta sexta-feira.
A biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva será doada à Universidade do Minho (UMinho) esta sexta-feira, 28 de novembro, numa cerimónia que terá lugar no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, local que irá acolher o acervo deste que é um nome marcante na história da UMinho, em vida reconhecido pela sua notável carreira académica, científica e cultural. A sessão acontece a partir das 17h30 e contará com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, de Joana Aguiar e Silva, vice-reitora e familiares de Vítor Aguiar e Silva.
Este fundo irá, assim, constituir-se como um núcleo individualizado na Biblioteca Geral, congregando mais de 12.000 volumes, doados pelos herdeiros de Vítor Aguiar e Silva, que ficarão à disposição da comunidade académica, representando um conjunto de elevadíssimo valor científico, histórico e cultural, de particular interesse para estudiosos e investigadores na área das Ciências Humanas, em geral, e da Literatura e Teoria Literária em particular, áreas em que os recursos em formato digital continuam a ser insuficientes para substituir bibliografia física especializada.
Recorde-se que a UMinho dispõe, na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), de uma biblioteca especializada que abrange as mais diversas áreas das Humanidades e que, desde 2018, foi batizada de “Biblioteca Vítor Aguiar e Silva”, como homenagem ao antigo presidente da Escola e fundador do Centro de Estudos de Portugueses e do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho. Para além de possuir um valioso espólio de livros raros e obras completas de importantes escritores e pensadores, conta com milhares de volumes de literatura crítica, quer em livros, quer sob a forma de revistas científicas, de apoio a investigações nos Estudos Literários e Culturais, na Linguística e na Filosofia.
Professor Emérito e Catedrático Aposentado da ELACH, Vítor Aguiar e Silva, falecido em 2022, foi um nome maior da Universidade Portuguesa e deixou a sua ação inscrita de forma indelével na história da UMinho onde desempenhou as funções de vice-reitor de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou. A sua obra científica marcou decisivamente os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua e era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial. Foi laureado com o Prémio Vergílio Ferreira, em 2002, Prémio Vida Literária, em 2007, Prémio Vasco Graça Moura, em 2018 e 2020, e com o mais importante prémio literário de língua portuguesa, o Prémio Camões, em 2020. Agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública em 2004 e condecorado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões em 2024, Vítor Aguiar e Silva deixou um contributo científico e cultural de extraordinário impacto, um legado que esta doação vem reforçar e preservar para as próximas gerações.
Atualizado a 28-11-2025 12:00
