Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Campanha “Oferece e faz uma criança feliz” leva sorrisos a crianças e famílias de Braga e Guimarães

A imagem pode conter: Braga, “Oferece, Guimarães, Braga e Guimarães, a crianças e famílias

Campanha “Oferece e faz uma criança feliz” leva sorrisos a crianças e famílias de Braga e Guimarães

Ana Marques ⠿ 17-12-2025 16:00

17.ª edição da iniciativa solidária distribuiu mais de 4.900 donativos, envolvendo municípios, instituições e a comunidade académica.

A cerimónia de entrega dos donativos da 17.ª edição da campanha solidária “Oferece e faz uma criança feliz” decorreu hoje, pelas 10h30, no hall do Complexo Desportivo do campus de Gualtar da Universidade do Minho. A iniciativa apoiou instituições de solidariedade social da região, em colaboração com os municípios de Braga e Guimarães.

Nesta edição, foram angariados 2.439 brinquedos e 2.469 peças de roupa, recolhidos nos Complexos Desportivos Universitários de Gualtar e de Azurém.

Os donativos foram entregues à Fraterna de Guimarães e, no concelho de Braga, à Associação São José, ao Minilar Bomfim Areal, ao Centro Cultural e Social de Santo Adirão e ao Centro Social Padre David Oliveira Martins, beneficiando crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Na cerimónia, o Vice-Reitor da Universidade do Minho para a Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social, João Cardoso Rosas, realçou a importância da ação solidária e o impacto social da iniciativa promovida pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), anunciando a criação de um prémio institucional na área da cidadania ativa e da responsabilidade social. “Esperamos que este prémio tenha um duplo efeito: por um lado, dar visibilidade a iniciativas como esta, que nos trazem aqui hoje, e, por outro, que a sua componente pecuniária possa contribuir para lhes dar ainda maior dimensão”, afirmou, acrescentando que o regulamento será lançado em breve e que esta distinção pretende “mostrar o empenho da Reitoria em relação a iniciativas que honram a Universidade e têm um impacto relevante na comunidade”.

Também a administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, sublinhou o envolvimento da comunidade académica e o valor social da campanha. “Hoje celebramos a Universidade do Minho como uma comunidade solidária, empenhada no bem comum”, afirmou, destacando que a iniciativa vai além da entrega de bens materiais. “Não nos limitamos a entregar brinquedos e roupa, promovemos dignidade, levamos esperança e ajudamos a construir um futuro com mais generosidade.” Referindo-se aos resultados alcançados, salientou ainda que “estes números representam muito mais do que donativos: representam cuidado, proximidade e compromisso”, agradecendo o contributo de estudantes, docentes, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, bem como o apoio dos municípios de Braga e Guimarães e das instituições parceiras.

Em representação da Câmara Municipal de Braga, António Direito, chefe de Divisão da Coesão Social e Solidariedade, agradeceu o convite dos SASUM para associar o município a “mais um momento de nobreza”. O responsável destacou a longevidade da campanha, considerando que, se o prémio anunciado pela Reitoria tivesse efeitos retroativos, esta iniciativa “merecia majoração pela sua longevidade”. Dirigindo-se às instituições beneficiárias, reconheceu “o trabalho tremendo que fazem diariamente junto de pessoas em situações muito vulneráveis”, salientando que, nesta época natalícia, a campanha ajuda a “trazer um sorriso e uma réstia de esperança” a crianças e jovens com percursos de vida complexos, reforçando que o município de Braga continuará a associar-se à iniciativa.

A sessão prosseguiu com a entrega dos donativos às instituições beneficiárias, assinalando mais uma edição de uma campanha solidária que reforça o compromisso da Universidade do Minho com a cidadania, a inclusão e a responsabilidade social.

Atualizado a 17-12-2025 16:00