Verão no Campus aproximou cerca de 400 jovens da vida universitária da UMinho
Ana Marques ⠿ 28-07-2026 11:00
18.ª edição proporcionou cinco dias de descoberta, experiências científicas e contacto com estudantes, docentes e investigadores
Durante uma semana, a Universidade do Minho abriu as suas portas a cerca de 400 jovens, do 9.º ano ao ensino secundário, que trocaram as salas de aula habituais por laboratórios, oficinas, espaços de investigação e pelas próprias cidades de Braga e Guimarães. A 18.ª edição do Verão no Campus terminou na sexta-feira, dia 24 de julho, com uma cerimónia de encerramento no campus de Gualtar, marcada pela entrega dos diplomas de participação e por momentos de convívio entre participantes, monitores, docentes e investigadores.
A sessão contou com a presença da vice-reitora para a Educação e Organização Académica, Cristina Dias, e do reitor da UMinho, Pedro Arezes, que deixaram aos jovens uma mensagem de incentivo para a etapa de escolha do percurso académico que se aproxima.
Criado em 2009, o Verão no Campus nasceu com o objetivo de aproximar os jovens estudantes da realidade universitária, permitindo-lhes experimentar diferentes áreas do conhecimento, colocar questões e conhecer de perto o ambiente académico. Ao longo das 18 edições, a iniciativa já recebeu cerca de seis mil jovens, muitos dos quais são hoje estudantes, docentes, investigadores ou profissionais formados pela Universidade do Minho.
Nesta edição, a procura voltou a demonstrar o enorme interesse dos estudantes por esta experiência: foram recebidas cerca de 900 inscrições, tendo participado 400 jovens provenientes de várias regiões do país.
Durante cinco dias, os participantes integraram 21 atividades científicas e lúdicas, dinamizadas nos campi de Braga e Guimarães, que lhes permitiram contactar com diferentes áreas do saber. Entre experiências laboratoriais, desafios tecnológicos, oficinas práticas, simulações e visitas, houve oportunidade para explorar temas tão diversos como engenharia, saúde, comunicação, ciências sociais, arquitetura, biomateriais, línguas ou tecnologias de informação.
Nas palavras da vice-reitora Cristina Dias, a Universidade do Minho "fica seguramente mais viva quando vocês chegam", uma vez que "as salas, os laboratórios, os jardins e as ruas de Braga e Guimarães ganham outra energia". Para a responsável, o Verão no Campus representa uma oportunidade para os jovens descobrirem não apenas cursos, mas também a própria experiência universitária.
"A Universidade, afinal, também é isto e não cabe entre quatro paredes", afirmou, destacando que a iniciativa permite aos participantes "experimentar, perguntar, fazer, errar e voltar a fazer".
A vice-reitora sublinhou ainda que o objetivo do programa não é apenas ajudar os jovens a confirmar uma escolha, mas também permitir-lhes perceber quando determinado caminho não corresponde às suas expectativas. "Seja porque efetivamente descobriram uma paixão que desconheciam, seja porque perceberam que aquilo que pensavam querer, afinal, não era bem para vós. E ambas as descobertas valem ouro", afirmou.
Também o Reitor da UMinho, Pedro Arezes, reforçou a importância da experiência universitária para além da dimensão académica. "A Universidade não é apenas um sítio onde têm aulas; é um lugar onde se fazem perguntas, onde se experimenta, onde se aprende e, sobretudo, onde se conhecem pessoas que ficam para toda a vida", afirmou.
Dirigindo-se aos participantes, deixou ainda uma mensagem sobre a escolha do futuro percurso académico: "Não sintam que têm de decidir hoje o resto da vossa vida". Segundo o Reitor, as escolhas fazem parte de um processo de descoberta e a capacidade de adaptação será fundamental num mundo em permanente mudança.
Pedro Arezes destacou ainda o papel da comunidade universitária na experiência dos estudantes, deixando uma mensagem que resume a identidade da instituição: "Escolher uma universidade é, também, escolher uma comunidade onde queremos passar os melhores momentos da nossa vida."
Monitores e investigadores aproximaram os jovens da realidade académica
A concretização do Verão no Campus contou com o envolvimento de 42 estudantes da UMinho, que acompanharam os participantes ao longo da semana, assumindo um papel muito além do de simples guias.
"Os monitores foram muito mais do que guias. Foram pontes e, para muitos de vós, aquela primeira imagem do que é ser estudante universitário", destacou Cristina Dias.
A iniciativa envolveu ainda mais de 50 docentes e investigadores das diferentes unidades orgânicas da Universidade, que abriram laboratórios, gabinetes e espaços de trabalho, proporcionando aos jovens um contacto direto com a investigação e o ensino desenvolvido na instituição.
Uma experiência que ajudou a decidir futuros caminhos
Para muitos participantes, o Verão no Campus foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e conhecer melhor áreas de interesse.
Maria Morgado, aluna do 9.º ano, de Barcelos, participou pela primeira vez na iniciativa e garante que a experiência confirmou a sua vontade de seguir Enfermagem. "Uma amiga disse-me para vir e está a ser fenomenal! Conheço pessoas, os monitores são incríveis, os recursos e as instalações também e confirmei que quero seguir Enfermagem", contou.
Também Rodrigo Leite, do 11.º ano, de Fafe, aproveitou a experiência para explorar diferentes possibilidades antes da decisão final. "Estou indeciso no curso a seguir e quero avaliar hipóteses. Engenharia Civil tem sido considerada uma área de futuro", explicou.
Já Sara Monteiro, do 11.º ano, de Vizela, saiu da iniciativa ainda mais motivada para seguir Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. "Interesso-me por audiovisual, marketing e redes sociais, que estão a crescer com a tecnologia", referiu.
Para Inês Almeida, aluna do 11.º ano, de Faro, que já tinha participado numa iniciativa semelhante em Coimbra, a experiência na UMinho confirmou o interesse por Psicologia. "As experiências e o ambiente são top, super recomendo!", afirmou.
Encerramento marcado pelo espírito de comunidade
A cerimónia de encerramento terminou com a entrega dos diplomas de participação e com um momento de convívio entre todos os envolvidos. No final, os participantes foram convidados a juntar-se ao UMinho Fest, num lanche de partilha e celebração que assinalou o fim de uma semana dedicada à descoberta, aprendizagem e criação de novas memórias.
Ao despedir-se dos jovens, Cristina Dias deixou o desejo de os voltar a receber na Universidade do Minho, desta vez não como visitantes do Verão no Campus, mas como estudantes de pleno direito: "A Universidade do Minho fica à vossa espera."
Atualizado a 28-07-2026 11:00
