“Memória” volta ao Largo do Paço com tradição
Grupo Folclórico da Universidade do Minho ⠿ 14-11-2025 10:00
O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) levará a efeito a quarta edição do “Memória” – Festival Universitário de Artes e Tradições, momento marcante da cultura tradicional na região, num festival que decorrerá sábado e domingo, dias 15 e 16 de novembro.
A programação desta edição contará, no sábado, dia 15 de novembro, pelas 21h30, no Salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, com o concerto “Quem canta seus males espanta”, dedicado aos cantares polifónicos tradicionais, Património Cultural Imaterial. Este concerto será iniciado pela atuação das Polifonias do GFUM, seguindo-se as cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes (Arouca), Grupo de Cantares do Linho (Rates - Póvoa de Varzim) e o projeto “Braga Fora” - Coro Comunitário de Mulheres.
Devido às condições meteorológicas adversas, o festival folclórico será realizado igualmente no Salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, pelas 15h30. Este dia, dedicado ao folclore e etnografia nacional, contará com a atuação do grupo organizador, Grupo Folclórico da Universidade do Minho, Rancho Folclórico de Mundão (Viseu), Rancho Típico da Amorosa (Leça da Palmeira) e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo).
Este festival tem sido uma aposta ganha, consolidado com o passar dos anos, onde se junta a etnografia, o folclore e a música tradicional portuguesa, num só evento, procurando novos formatos e iniciativas para destacar a cultura popular da região.
Atualizado a 14-11-2025 11:00
